YouVersion Logo
Search Icon

Apocalipse 21

21
1Depois, vi um novo céu e uma nova terra surgirem.#21:1. Isaías 65:17, Isaías 66:22. O primeiro céu e a primeira terra desapareceram, e o mar não existia mais. 2Eu vi a cidade santa, a Nova Jerusalém, que descia do céu. Ela vinha da parte de Deus e estava preparada e enfeitada como uma noiva que fica bonita para o seu marido. 3Eu ouvi uma voz bem alta, que vinha do trono, dizer: “Agora, a casa de Deus#21:3. A palavra é, literalmente, “montar uma tenda.” está com os homens, e ele irá viver com eles. Eles serão o povo de Deus. O próprio Deus estará com eles como o seu Deus.#21:3. “Como o seu Deus” não consta em todos os textos antigos. 4Ele enxugará as lágrimas de seus olhos#21:4. Isaías 25:8. e nunca mais haverá morte. Também não mais haverá tristeza, choro ou dor, pois o mundo antigo não existe mais.”
5Aquele que está sentado no trono disse: “Eu estou fazendo tudo novo!” Ele me disse: “Escreva isto, pois estas palavras são dignas de confiança e são verdadeiras.” 6E, então, ele continuou a dizer: “Tudo está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Começo e o Fim. Para todos os que têm sede, eu darei água, de graça, da fonte da água da vida. 7Aqueles que forem vitoriosos herdarão todas essas coisas, e eu serei o seu Deus e eles serão os meus filhos. 8Mas qualquer um que se mostre covarde, que não tenha fé em mim, que cometa atos repugnantes, que seja assassino, que seja imoral, que pratique feitiçaria, que adore ídolos, ou que minta, já tem o seu lugar designado.#21:8. “O seu lugar escolhido”: ou “seu lote.” Ele será jogado no lago que queima com fogo e enxofre. Esta é a segunda morte.”
9Um dos sete anjos com as sete taças que continham as sete últimas pragas veio e falou comigo. Ele me disse: “Venha comigo! Eu irei lhe mostrar a noiva, a esposa do Cordeiro.”
10E ele me levou, pelo Espírito, para cima de uma montanha muito alta. Lá, ele me mostrou a cidade santa, Jerusalém, que descia do céu, vinda da parte de Deus 11e que brilhava com a glória da presença de Deus. A luz da cidade brilhava como a de uma pedra preciosa, como uma pedra de jaspe, clara e brilhante. 12Os muros que a cercavam eram altos e sólidos, com doze portões guardados por doze anjos. Nos portões estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portões a leste, três ao norte, três ao sul e três a oeste. 14A muralha da cidade tinha doze fundamentos e, em cada um deles, estava escrito o nome de um dos doze apóstolos do Cordeiro.
15O anjo que conversava comigo segurava uma vara de ouro para medir a cidade, seus portões e seus muros. 16O formato da cidade era quadrado, pois o seu comprimento era semelhante a sua largura. Ele mediu a cidade com a vara, e viu que media aproximadamente dois mil e quatrocentos quilômetros.#21:16. Literalmlente, 12 mil estádios. O comprimento, a largura e a altura eram semelhantes. 17Ele mediu a muralha, que tinha mais de sessenta metros#21:17. Literalmente, 144 côvados. de espessura, conforme as medidas humanas que o anjo estava usando.
18Os muros eram feitos de jaspe. A cidade era feita de ouro puro e era clara como o vidro. 19Os fundamentos da muralha da cidade eram decorados com todos os tipos de pedras preciosas. O primeiro fundamento era de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de ágata; o quarto, de esmeralda; 20o quinto, de sardônica; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o décimo primeiro, de jacinto e o décimo segundo, de ametista.
21Os doze portões eram feitos de pérola, e cada um deles era feito de uma única pérola. A rua principal era feita de ouro puro, clara como o vidro. 22Eu não vi um templo por lá, porque o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, e o Cordeiro eram o templo da cidade. 23A cidade não precisa do sol nem da lua para a iluminar, pois a glória de Deus dá toda a luz que ela precisa, e o Cordeiro é a sua lâmpada. 24As nações irão andar pela sua luz, e os reis da terra trarão as suas riquezas para a cidade. 25Seus portões nunca ficarão fechados durante o dia e nela não haverá noite. 26As nações trarão para a cidade os seus tributos e as suas riquezas. 27Nada que seja impuro entrará na cidade, assim como também ninguém que adore ídolos ou que minta. Apenas aqueles que têm os seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro poderão passar pelos seus portões.

Currently Selected:

Apocalipse 21: BLT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy