3João 1 | NTLH Bible | YouVersion
Exit Parallel Mode
 

3João 1

1
1Do presbítero ao querido Gaio, a quem amo de verdade.
Elogio a Gaio
2Meu querido amigo, tenho pedido a Deus que você vá bem em tudo e que esteja com boa saúde, assim como está bem espiritualmente. 3Fiquei muito contente quando alguns irmãos chegaram e me contaram como você é fiel à verdade e como sempre vive na verdade. 4Nada me alegra mais do que ouvir que os meus filhos#4 Maneira carinhosa com a qual o escritor, talvez idoso, se dirige aos seus leitores (ver 1Jo 2.1, nota). vivem de acordo com a verdade.
5Meu querido amigo, você tem sido fiel naquilo que faz pelos irmãos, mesmo quando são estrangeiros. 6Eles têm falado à igreja daqui a respeito do amor de você. Por favor, ajude essa gente a continuar a sua viagem de um modo que agrade a Deus. 7Pois eles começaram a sua viagem a serviço de Cristo sem aceitar nenhum auxílio dos pagãos. 8Portanto, nós, os cristãos, precisamos ajudar essas pessoas, pois assim poderemos tomar parte no seu trabalho de anunciar a verdade.
Condenação de Diótrefes e elogio a Demétrio
9Eu escrevi uma pequena carta à igreja#9 Provavelmente a igreja à qual Gaio pertencia., mas Diótrefes, que deseja ser o líder, não quer dar atenção ao que eu disse. 10Portanto, quando eu chegar aí, vou chamar a atenção dele a respeito de tudo o que ele tem feito: as coisas horríveis que diz de nós e as mentiras que conta. Porém ele não fica satisfeito só em fazer isso; pois, quando os irmãos chegam aí, ele não os recebe. E, se alguma pessoa quer recebê-los, ele não deixa e até a expulsa da igreja!
11Gaio, meu querido amigo, imite o que é bom e não o que é mau. Quem faz o bem é de Deus, e quem faz o mal nunca viu Deus.
12Todos falam bem de Demétrio, e a própria verdade fala bem dele. Nós também falamos bem a respeito dele, e você sabe que o que dizemos é verdade.
Palavras finais
13Tenho ainda muitas coisas para contar a você, mas não quero fazer isso por carta. 14Espero vê-lo em breve, e então conversaremos pessoalmente.
15A paz esteja com você! Os seus amigos mandam saudações. Dê saudações, pessoalmente, a cada um dos nossos amigos.

3João 1

1
Prefácio e cumprimentos Elogio a Gaio
1 # 1 At 19.29; 2Jo 1 Opresbítero ao amado Gaio, a quem amo por causa da verdade.
2 Amado, desejo que sejas bem-sucedido em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como a tua alma vai bem.
3 # 3 2Jo 4 Pois alegrei-me muito quando os irmãos vieram e em teu favor testemunharam de como andas na verdade.
4 # 4 1Co 4.15; Gl 4.19; 1Tm 1.2 Não tenho maior alegria do que esta: ouvir que os meus filhos andam na verdade.
5 # 5 Gl 6.10; Hb 13.1 Amado, tu procedes com fidelidade em tudo o que fazes para os irmãos, principalmente os que te são estranhos,
6 # 6 Cl 1.10; 1Ts 2.12 os quais testemunharam do teu amor diante da igreja. Tu farás bem se os encaminhares na sua viagem de modo digno de Deus.
7 # 7 At 5.41; 1Co 9.12,15 Pois foi por causa do Nome que saíram, sem aceitar nada dos gentios.
8Portanto, devemos acolher os que forem como eles, para que sejamos cooperadores da verdade.
Queixa contra Diótrefes, elogio a Demétrio e despedidas
9 Escrevi à igreja, mas Diótrefes, que gosta de ser o líder entre eles, não nos recebe.
10Por isso, se eu vos visitar, trarei à memória as coisas que ele faz, proferindo palavras insensatas e maldosas contra nós. Como se isso não fosse o bastante, ele não recebe os irmãos, como também proíbe de fazê-lo os que querem recebê-los e ainda os exclui da igreja.
11 # 11 Sl 37.27; Is 1.16,17; 1Pe 3.11 Amado, não imites o mal, mas sim o bem. Quem faz o bem é de Deus, mas quem faz o mal não viu a Deus.
12 # 12 Jo 21.24; 1Tm 3.7 Mas, quanto a Demétrio, todos dão testemunho dele, até a própria verdade. Nós também damos testemunho, e sabes que nosso testemunho é verdadeiro.
13 # 13 2Jo 12 Eu tinha muitas coisas para te dizer, mas não quero fazer isso com tinta e pena.
14Espero, porém, ver-te em breve, e falaremos face a face.
15 # 15 Jo 10.3 Paz seja contigo. Os amigos te cumprimentam. Cumprimenta os amigos daí um a um.