YouVersion Logo
Search Icon

Romanos 3

3
1Então, qual a vantagem de ser judeu? Será que existem quaisquer benefícios especiais para eles, vindos de Deus? Será que há algum valor na cerimônia judaica da circuncisão? 2Sim, ser judeu tem muitas vantagens. Principalmente porque Deus confiou-lhes suas palavras para que assim pudessem conhecer e fazer sua vontade.
3É verdade que alguns deles foram infiéis, mas será que a infidelidade deles anulará a fidelidade de Deus? 4Naturalmente que não! Ainda que todos sejam mentirosos, Deus não o é. Lembrem-se de que está escrito que as palavras de Deus serão sempre provadas como verdade e justiça, não importando quem as discuta.#3.4 Sl 51.4.
5Mas se as injustiças que cometemos servem para ressaltar ainda mais claramente a justiça de Deus, o que é que podemos dizer? Que Deus é injusto quando nos castiga? (Esta é a maneira de algumas pessoas falarem.) 6É claro que não! Então, que tipo de Deus seria ele para não tomar conhecimento do pecado? Como é que ele poderia julgar alguém? 7Ele não poderia me julgar e condenar-me como pecador, se minha desonestidade lhe trouxesse glória, mostrando sua honestidade em contraste com minhas mentiras. 8Se vocês seguirem nessa linha de pensamento, chegarão a isto: Façamos o mal, para que nos venha o bem! Entretanto, a condenação daqueles que afirmam essas coisas é justa.
9Bem, então nós, os judeus, somos melhores do que os outros? Não! Nada disso! Pois já mostramos que todos os homens são igualmente pecadores, quer sejam judeus ou gentios. 10Como afirmam as Escrituras:
“Ninguém é justo, nenhum sequer.
11Ninguém jamais seguiu realmente as veredas de Deus, nem mesmo desejou verdadeiramente fazê-lo.
12Todos se desviaram; todos caíram no erro.
Não há ninguém que faça o bem, nenhum sequer”.#3.12 Sl 14.1-3.
13“O que falam é abominável e tão sujo quanto o mau cheiro de uma sepultura aberta. Suas línguas estão cheias de mentiras”.#3.13 Sl 5.9. “Tudo o que dizem tem o ferrão e o veneno de serpentes mortíferas”.#3.13 Sl 140.3.
14“Suas bocas estão cheias de maldição e de amargura”.#3.14 Sl 10.7.
15“Estão prontos para matar, odiando qualquer um que não concorde com eles.
16Por onde quer que vão eles deixam a miséria e a desgraça atrás de si. 17Não conhecem o caminho da paz”.#3.17 Is 59.7,8.
18“Não se importam em temer a Deus, tampouco com o que ele pensa deles”.#3.18 Sl 36.1.
19Assim tudo o que a Lei diz, diz aos que vivem sob ela, para que todos fiquem calados e sejam culpáveis diante de Deus. 20Vocês podem ver agora? Ninguém pode jamais ser declarado justo aos olhos de Deus por fazer o que a Lei ordena. Quanto mais conhecemos a Lei, mais claro fica que não lhe obedecemos, pois mediante a sua Lei nos tornamos plenamente conscientes do pecado.
21Agora, porém, se manifestou uma justiça que vem de Deus, que não tem nada a ver com a Lei, da qual testemunham a Lei de Moisés e os Profetas. 22Agora Deus diz que nos aceitará e nos absolverá. Ele nos declarará sem culpa mediante a fé em Jesus Cristo, justiça para todos os que creem, sem qualquer distinção. 23Pois todos pecaram; todos fracassaram, e estão afastados da glória de Deus; 24no entanto, Deus nos declara agora justificados#3.24 Ou “sem culpa”. das ofensas que lhe fizemos, através da redenção que há em Jesus Cristo, aquele que em sua graça tira os nossos pecados gratuitamente.#3.24 Ou “por meio da redenção”.
25Deus foi quem enviou Cristo Jesus para levar o castigo pelos nossos pecados,#3.25 Ou “para a propiciação”. e assim pôr fim à ira de Deus contra nós. Ele usou o seu sangue para, mediante a fé, nos salvar da sua ira. Deste modo, ele foi justo, mesmo não tendo castigado aqueles que pecaram em tempos passados. Isto porque aguardava a chegada do dia quando Cristo viria e apagaria os pecados anteriormente cometidos. 26Agora, no tempo presente, ele demonstrou a sua justiça, e pode receber pecadores do mesmo modo, porque Jesus tirou os pecados deles. Ele é justo e justificador daqueles que têm fé em Jesus.
27Então, será que podemos nos vangloriar? De modo algum! Por quê? Porque a nossa absolvição não está baseada em nossas boas obras ou na obediência à Lei. Está baseada na fé em Cristo. 28Assim, somos salvos#3.28 Ou “justificados”. pela fé em Cristo, e não pelas coisas boas que fazemos, de acordo com a Lei. 29E será que Deus é apenas Deus dos judeus? Ele não é Deus também dos gentios?#3.29 Ou “dos que não são judeus”. Claro que é! 30Deus trata a todos com igualdade; sejam judeus ou não, circuncisos e incircuncisos. Eles são justificados se tiverem fé. 31Bem, então, se somos salvos pela fé, isso significa que não precisamos mais obedecer às leis divinas? Ao contrário! De fato, é assim que confirmamos a Lei.

Currently Selected:

Romanos 3: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy