YouVersion Logo
Search Icon

Apocalipse 22

22
1Então o anjo me mostrou o rio da água da vida, limpa como cristal, que fluía do trono de Deus e do Cordeiro, 2e que passava no meio da rua principal. De cada lado do rio estava a árvore da vida, que dá frutas doze vezes por ano, uma em cada mês; as folhas eram utilizadas como remédio para curar as nações.
3Na cidade não haverá maldição nenhuma, porque o trono de Deus e do Cordeiro estará ali, e os servos dele o adorarão.#22.3 Ou “servirão”. 4Eles verão o seu rosto; e o nome dele estará escrito nas suas testas. 5E ali não haverá mais noite; não haverá necessidade de luz de candeia ou de luz de sol, porque o Senhor Deus será a luz deles; e eles reinarão para todo o sempre.
6Então o anjo me disse: “Estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança. O Senhor Deus, que dá o seu Espírito aos profetas, enviou o seu anjo para dizer a você que isto acontecerá brevemente 7‘Eis que venho em breve!’. Felizes#22.7 Ou “Benditos”. aqueles que guardam#22.7 Ou “obedecem”. as palavras da profecia deste livro”.
8Eu, João, vi e ouvi todas estas coisas, e caí no chão para adorar o anjo que as mostrava a mim; 9porém ele me disse outra vez: “Não, não faça isso! Eu também sou servo como você e seus irmãos, os profetas, bem como todos aqueles que atendem à verdade declarada neste livro. Adore a Deus”.
10Então ele me ordenou: “Não esconda#22.10 Ou “não sele”. o que você escreveu, porque o tempo do cumprimento está próximo. 11E quando chegar aquele tempo, todos os que praticam o mal o praticarão cada vez mais; aquele que é imundo se tornará cada vez mais depravado; os homens de bem continuarão a praticar o bem;#22.11 Ou “justiça”. aqueles que são santos prosseguirão em santificar-se”.
12“Escutem, eu venho em breve! A minha recompensa está comigo para retribuir a cada um de acordo com as obras que praticou. 13Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. 14Felizes todos os que lavam as suas vestes, para terem o direito de comer do fruto da árvore da vida e de entrar pelos portões da cidade.
15“Do lado de fora da cidade estão aqueles que cometem pecados nojentos,#22.15 Ou “os cães”. os feiticeiros, os que praticam a imoralidade sexual, os assassinos, os idólatras e todos os que praticam a mentira. 16Eu, Jesus, enviei o meu anjo a vocês para contar todas estas coisas às igrejas. Eu tanto sou a Raiz quanto o Descendente de Davi. E sou a brilhante Estrela da Manhã”.
17O Espírito e a noiva dizem: “Venha!”. Que cada um que os ouve diga: “Venha!”. Que aquele que tem sede venha — todo aquele que quiser; que venha beber de graça da água da vida. 18Declaro a todo aquele que ouve as palavras deste livro: Se alguém acrescentar qualquer coisa ao que está escrito aqui, Deus acrescentará a ele as pragas descritas neste livro. 19E se alguém tirar qualquer parte destas profecias, Deus tirará a sua participação na árvore da vida e na cidade santa que são descritas neste livro.
20Aquele que disse todas estas coisas declara: “Sim, eu venho em breve!”
Amém! Vem, Senhor Jesus!
21A graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês. Amém!

Currently Selected:

Apocalipse 22: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy