YouVersion Logo
Search Icon

Apocalipse 21

21
1Então vi uma nova terra e um novo céu, porque a primeira terra e o primeiro céu haviam desaparecido; e o mar já não existia mais. 2Eu, João, vi a cidade santa, a nova Jerusalém, descendo de Deus e vindo do céu. Era uma vista gloriosa, linda como uma noiva que vai se encontrar com o seu noivo.
3Eu ouvi um alto brado que vinha do trono, dizendo: “Atenção, a morada de Deus agora está entre os homens, e ele morará com eles e eles serão o seu povo; sim, o próprio Deus estará entre eles e será o seu Deus. 4Ele enxugará todas as lágrimas dos olhos deles, e não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas antigas já passaram”.
5E aquele que estava sentado no trono, disse: “Veja, eu estou fazendo novas todas as coisas!” E então ele me disse: “Ponha isto por escrito, porque o que eu lhe digo é verdadeiro e digno de confiança”. 6E continuou: “Está terminado! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, eu darei de graça as fontes da água da vida! 7Aquele que vencer herdará todas estas bênçãos, eu serei o seu Deus e ele será meu filho. 8Mas os covardes, aqueles que são infiéis a mim, os corruptos, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, aqueles que praticam feitiçaria, os adoradores de ídolos e todos os mentirosos — o destino deles é o lago de fogo que arde como enxofre. Esta é a segunda morte”.
9Então um dos sete anjos que haviam derramado os vasos que continham as sete últimas pragas veio e me disse: “Venha comigo, que eu lhe mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro”.
10Numa visão ele me levou em espírito#21.10 Ou “no Espírito”. ao pico muito alto de uma montanha e de lá eu contemplei aquela magnífica cidade, a santa Jerusalém, descendo dos ares, vinda de Deus. 11Estava cheia da glória de Deus, e cintilava e fulgurava como uma pedra preciosa, de cristal puro como o jaspe. 12Os muros dela eram grandes e altos, com doze portões guardados por doze anjos. E nos portões estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portões de cada lado — norte, sul, leste e oeste. 14Os muros tinham doze pedras nos alicerces, e nelas estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. 15O anjo segurava na mão uma vara de medir feita de ouro, para medir a cidade, os seus portões e os seus muros. 16Quando ele a mediu, descobriu que era quadrada, com a mesma largura que o comprimento. Ele mediu a cidade com a vara; tinha 2.200 quilômetros#21.16 Em grego: “12.000 estádios”. Um estádio equivalia a 185 metros. de comprimento; a largura e a altura eram iguais ao comprimento. 17Então ele mediu os muros e viu que tinham 64 metros de espessura,#21.17 Ou “de altura”. segundo a medida padrão usada pelo anjo.
18A cidade era de ouro puro, transparente como vidro! O muro era feito de jaspe, 19e foi construído sobre 12 camadas de pedras de alicerce ornamentadas de pedras preciosas:
A primeira camada era de jaspe;
A segunda de safira;
A terceira de calcedônia;
A quarta de esmeralda;
20A quinta de sardônio;
A sexta camada era de sárdio;
A sétima de crisólito;
A oitava de berilo;
A nona de topázio;
A décima de crisópraso;
A décima primeira de jacinto;
A décima segunda de ametista.#21.20 A identificação exata de algumas destas pedras não é conhecida.
21Os doze portões eram feitos de pérolas — cada portão de uma única pérola! E a rua principal era de ouro puro, como vidro transparente.
22Não se podia ver nenhum templo na cidade, porque o Senhor Deus Todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo. 23E a cidade não tem necessidade de sol nem de lua para iluminá-la, porque a glória de Deus a ilumina e o Cordeiro é a sua candeia. 24A luz dela iluminará as nações da terra, e os governantes do mundo virão trazer-lhe a sua glória. 25Os portões dela nunca se fecharão, pois ali não haverá noite! 26E a glória e a honra de todas as nações serão trazidas para ela. 27Nenhum mal será permitido nela — ninguém que seja imoral ou enganador — mas somente aqueles cujos nomes estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro.

Currently Selected:

Apocalipse 21: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy