Exit Parallel Mode
 

Apocalipse 20

20
1Nisso vi um anjo descer dos céus com a chave do abismo insondável e uma corrente pesada na mão. 2Ele prendeu o dragão — aquela velha serpente, que é o diabo, Satanás — amarrou-o com correntes durante mil anos 3e o jogou dentro do abismo insondável; depois o fechou e pôs nele um lacre, de modo que ele não podia mais enganar as nações até que os mil anos tivessem terminado. Depois disso ele seria solto novamente por um pouco de tempo.
4Então vi tronos, e neles estavam sentados aqueles que tinham recebido o direito de julgar. E vi as almas daqueles que tinham sido decapitados pelo seu testemunho a respeito de Jesus, por proclamarem a palavra de Deus, e que não tinham adorado a besta ou a sua estátua, nem aceitado o sinal dela na testa ou na mão. Eles ressuscitaram e aí reinaram com Cristo durante mil anos.
5O restante dos mortos não voltou à vida enquanto os mil anos não tinham terminado. Esta é a primeira ressurreição. 6Felizes e santos aqueles que tomam parte na primeira ressurreição. Para eles a segunda morte não representa nenhum terror, porque serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.
7Quando os mil anos terminarem, Satanás será solto da sua prisão. 8E ele sairá para enganar as nações do mundo#20.8 No grego: “nos quatro cantos da terra”. e reuni-las para a batalha, juntamente com Gogue e Magogue — um exército poderoso, inumerável como a areia do mar. 9As nações subiram pela vasta planície da terra e cercaram o acampamento do povo de Deus#20.9 Ou “o acampamento dos santos”. e a amada cidade por todos os lados. Mas um fogo do céu desceu e as consumiu.
10Então o diabo que as tinha enganado foi jogado dentro do lago de fogo que queima com enxofre, onde já tinham sido lançados a besta e o falso profeta, e serão atormentados dia e noite para todo o sempre.
11E vi um grande trono branco e aquele que estava sentado nele, de cuja presença fugiram a terra e o céu, mas não encontraram lugar nenhum para se esconder. 12E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e foram abertos os livros, incluindo o Livro da Vida. E os mortos foram julgados de acordo com as coisas escritas nos livros, cada um de acordo com as obras que tinha praticado. 13O mar entregou os corpos sepultados neles; e a terra e o Hades#20.13 Essa palavra pode ser traduzida por inferno, sepulcro, morte ou profundezas; também no v. 14. entregaram os mortos que estavam neles. Cada um foi julgado de acordo com as suas obras. 14E a morte e o Hades foram jogados no lago de fogo. Esta é a segunda morte — o lago de fogo. 15E se o nome de alguém não estava registrado no Livro da Vida, esse foi lançado no lago de fogo.

Apocalipse 20

20
Os mil anos
1Então vi descendo do céu um anjo que tinha nas mãos a chave do abismo e uma corrente pesada. 2Ele agarrou o dragão, aquela velha cobra que é o Diabo ou Satanás, e o amarrou por mil anos.#Gn 3.1 3Então o anjo jogou o Diabo no abismo e trancou e selou a porta para que ele não enganasse mais as nações até terminarem os mil anos. Depois desses mil anos é preciso que ele seja solto por um pouco de tempo.
4Em seguida vi alguns tronos, e os que estavam sentados neles receberam o poder de julgar. Vi também as almas das pessoas que tinham sido degoladas porque haviam anunciado a mensagem de Deus e a verdade que Jesus revelou. Elas não tinham adorado o monstro nem a sua imagem, nem tinham recebido o seu sinal na testa ou na mão. Essas pessoas tornaram a viver e reinaram com Cristo durante os mil anos.#Dn 7.9,22; Ap 13.16; 14.9 5Os outros mortos não tornaram a viver até que os mil anos terminaram. Esta é a primeira ressurreição. 6Felizes e abençoadas as pessoas que forem incluídas nessa primeira ressurreição, pois a segunda morte#20.6 Ver Ap 2.11, nota. não tem poder sobre elas! Serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele durante os mil anos.
A derrota de Satanás
7Depois que os mil anos terminarem, Satanás será solto da sua prisão 8e sairá para enganar os povos de todas as nações do mundo, isto é, Gogue e Magogue#20.8 Nomes que representam todas as nações inimigas de Deus, as quais lutarão contra o seu povo na batalha final (ver Ez 38—39).. Satanás os juntará para a batalha, e eles serão tantos como os grãos de areia da praia do mar.#Ez 7.2; Ez 38.2,9,15
9Eles se espalharam pelo mundo e cercaram o acampamento do povo de Deus e a cidade que ele ama#20.9 Jerusalém., mas um fogo desceu do céu e os destruiu. 10Aí o Diabo, que os havia enganado, foi jogado no lago de fogo e enxofre, onde o monstro e o falso profeta#20.10 Ver Ap 16.13, nota. já haviam sido lançados. E lá eles serão atormentados para todo o sempre, de dia e de noite.#Ap 14.20; 19.20
O julgamento final
11Então vi um grande trono branco e aquele que está sentado nele. A terra e o céu fugiram da sua presença e não foram vistos mais. 12Vi também os mortos, tanto os importantes como os humildes, que estavam de pé diante do trono. Foram abertos livros, e também foi aberto outro livro, o Livro da Vida#20.12 Ver Ap 3.5, nota.. Os mortos foram julgados de acordo com o que cada um havia feito, conforme estava escrito nos livros.#Dn 7.9-10 13Aí o mar entregou os mortos que estavam nele. A morte e o mundo dos mortos também entregaram os que eles tinham em seu poder. E todos foram julgados de acordo com o que cada um tinha feito. 14Então a morte e o mundo dos mortos foram jogados no lago de fogo. Esse lago de fogo é a segunda morte. 15Quem não tinha o seu nome escrito no Livro da Vida foi jogado no lago de fogo.