YouVersion Logo
Search Icon

João 15

15
1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.#15.1 Ou “agricultor”. 2Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e poda os ramos que dão fruto, para que produzam ainda mais fruto. 3Ele já limpou vocês pela palavra que lhes tenho falado. 4Permaneçam#15.4 Ou “fiquem firmes”. em mim, e eu permanecerei em vocês. Pois nenhum ramo pode dar fruto quando está separado da videira. Nem vocês podem produzir frutos se não permanecerem em mim.
5“Sim, eu sou a videira; vocês são os ramos. Todo aquele que permanecer em mim, e eu nele, esse produzirá muito fruto. Porque separados de mim vocês não podem fazer coisa alguma. 6Quando alguém não permanece em mim, é jogado fora como um ramo imprestável, seca-se, é ajuntado num montão com todos os outros, e depois é lançado no fogo e queimado. 7Mas, se vocês permanecerem em mim e obedecerem às minhas ordens, podem fazer o pedido que quiserem, e isso será concedido! 8Os meus verdadeiros discípulos dão colheitas abundantes. Isso resulta em grande glória para o meu Pai.
9“Eu tenho amado a vocês, tal como o Pai me amou. Permaneçam no meu amor. 10Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu lhes disse isso para que a minha alegria esteja em vocês. Sim, vocês vão ficar transbordando com a minha alegria! 12O meu mandamento é este: Amem uns aos outros como eu amo a vocês. 13E esta é a maneira de medir o amor — o maior amor é demonstrado quando uma pessoa entrega a vida pelos seus amigos. 14Vocês serão meus amigos se me obedecerem. 15Eu já não os chamo de escravos,#15.15 Ou “servos”. porque um escravo não sabe o que o seu senhor faz; agora vocês são meus amigos, e a prova é o fato de que eu lhes disse tudo o que o Pai me disse. 16Vocês não escolheram a mim! Eu é que escolhi vocês! Eu os chamei para irem e darem fruto, fruto que permanece, para que tudo o que pedirem ao Pai, em meu nome, ele conceda a vocês. 17Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros.
18“Se o mundo os odeia, lembrem-se: o mundo me odiou antes de odiar a vocês. 19O mundo amaria a vocês, se pertencessem a ele; todavia vocês não são do mundo, pois eu escolhi vocês, tirando-os do mundo; por isso é que são odiados pelo mundo. 20Lembrem-se do que eu lhes disse: ‘Nenhum escravo é maior do que o seu senhor!’ Portanto, já que eles me perseguiram, naturalmente perseguirão vocês. E se eles me tivessem ouvido, ouviriam a vocês! 21O povo do mundo os perseguirá, por causa de mim, pois eles não conhecem aquele que me enviou.
22“Eles não seriam culpados, se eu não tivesse vindo, nem tivesse falado. Porém agora eles não têm desculpa pelo seu pecado. 23Todo aquele que me odiar, também odeia a meu Pai. 24Se eu não tivesse realizado obras que ninguém mais fez, não seriam considerados culpados. Mas agora, eles as viram, e mesmo assim odeiam a mim e ao meu Pai. 25Mas isso aconteceu para que se cumprisse o que está escrito na Lei deles: ‘Eles me odiaram sem motivo’.#15.25 Sl 35.19; 69.4.
26“Porém eu enviarei o Consolador a vocês, o Espírito da verdade. Ele virá do Pai para vocês e testemunhará a meu respeito. 27E vocês também devem testemunhar a meu respeito, porque têm estado comigo desde o princípio.

Currently Selected:

João 15: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy