YouVersion Logo
Search Icon

Efésios 5

5
1Sigam o exemplo de Deus em tudo quanto fizerem, como filhos muito amados. 2Sejam cheios de amor pelos outros, seguindo o exemplo de Cristo, que amou vocês e se entregou a Deus como sacrifício a fim de tirar os seus pecados. E Deus ficou satisfeito, porque o amor de Cristo por vocês foi para ele como suave perfume.
3Que não haja pecado sexual, impureza ou ganância entre vocês. Que isso não seja nem mesmo assunto de conversa entre os santos. 4As histórias sujas, a conversa indecente e gracejos inconvenientes, estas coisas não são para vocês. Em vez disso, relembrem uns aos outros da bondade de Deus e sejam agradecidos.
5Podem estar certos disto: o reino de Cristo e de Deus nunca será de ninguém que é imoral ou impuro ou ganancioso ou idólatra. Esses não têm herança no Reino de Cristo e de Deus. 6Não se deixem enganar por aqueles que procuram justificar esses pecados, porque a terrível ira de Deus está sobre todos aqueles que os praticam. 7Não andem nem mesmo na companhia de tais pessoas. 8Porque, embora antigamente o coração de vocês estivesse cheio de escuridão, agora está cheio da luz que vem do Senhor. Vivam como filhos da luz. 9Por que o fruto desta luz#5.9 Ou “fruto do Espírito”. consiste em bondade, justiça e verdade.
10À medida que prosseguirem na vida, aprendam a discernir aquilo que agrada ao Senhor. 11Não participem dos prazeres indignos do mal e das trevas, mas, em vez disso, tragam todas estas coisas para a luz. 12Seria vergonhoso até mencionar aqui esses prazeres das trevas aos quais os ímpios se entregam. 13Mas quando vocês expõem à luz aquilo que é oculto, torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas. 14É por isso que foi dito: “Desperte, você que está dormindo, e levante-se dentre os mortos e Cristo iluminará você”.#5.14 Is 26.19; 60.1.
15Portanto, sejam cuidadosos no seu modo de proceder. Não sejam insensatos; sejam sábios 16e aproveitem ao máximo cada oportunidade que tiverem de fazer o bem, porque os dias são maus. 17Não procedam imprudentemente, mas procurem descobrir e fazer tudo o que o Senhor quer que vocês façam. 18Não bebam muito vinho, porque muita depravação se encontra nesse caminho; em vez disso, sejam cheios do Espírito Santo e governados por ele.
19Conversem entre si a respeito do Senhor, citando salmos e hinos, entoando cânticos espirituais, cantando e louvando ao Senhor de coração. 20Sempre deem graças por tudo a nosso Deus e Pai, no nome do nosso Senhor Jesus Cristo.
21Honrem a Cristo pela submissão uns aos outros. 22Vocês, esposas, devem ser submissas à orientação de seus maridos, do mesmo modo como se submetem ao Senhor. 23Porque o marido lidera#5.23 Ou “é o cabeça”. a esposa da mesma maneira como Cristo lidera o seu corpo, do qual ele é o Salvador. 24Portanto, vocês, esposas, devem atentar de bom grado para a orientação de seus maridos em tudo, tal como a igreja segue a direção de Cristo.
25E vocês, maridos, mostrem pelas suas esposas o mesmo tipo de amor que Cristo mostrou pela igreja quando se entregou por ela, 26para fazê-la santa e purificada pelo lavar da água mediante a palavra; 27a fim de que ele pudesse apresentá-la a si mesmo como uma igreja gloriosa sem uma única mancha, ou ruga, ou qualquer outro defeito, mas sim, santa e sem nenhuma imperfeição. 28É assim que os maridos devem tratar suas esposas, amando-as como aos seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher ama a si mesmo. 29Ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, mas cuida dele com todo o amor, tal como Cristo cuida do seu corpo, a igreja, 30do qual nós todos somos membros.
31“Por esta razão um homem deve deixar seu pai e sua mãe a fim de que possa estar perfeitamente unido à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne”.#5.31 Gn 2.24. 32Eu sei que isto é um mistério, porém é uma ilustração de Cristo e a igreja.
33Portanto, eu torno a dizer: um homem deve amar sua esposa como a si próprio; e a esposa deve respeitar o marido.

Currently Selected:

Efésios 5: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy