YouVersion Logo
Search Icon

Efésios 4

4
1Eu lhes suplico, como prisioneiro que serve o Senhor, que vivam e se comportem de maneira digna daqueles que foram escolhidos para receber bênçãos tão maravilhosas como essas. 2Sejam humildes e amáveis. Sejam pacientes, tendo tolerância uns pelos outros por causa do amor entre vocês. 3Procurem de todas as formas conservar, por meio da paz que une vocês, a unidade que o Espírito dá.
4Nós somos todos membros de um só corpo, temos o mesmo Espírito e uma só esperança para a qual todos fomos chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai, o qual está sobre todos nós e em todos nós, agindo por meio de todos nós. 7Entretanto, Cristo concedeu aptidões especiais#4.7 Ou “dons”. a cada um — qualquer coisa que ele deseja que recebamos do seu rico depósito de dons.
8Por isso foi dito:
“Quando ele subiu triunfalmente ao céu, levou consigo muitos prisioneiros e concedeu dons aos homens”.#4.8 Sl 68.18. 9Notem que diz que ele subiu ao céu; isso significa que primeiramente ele desceu das alturas do céu, até as regiões mais inferiores da terra. 10Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de que pudesse encher consigo mesmo, em toda parte, todas as coisas.
11E ele escolheu alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas;#4.11 Isto é, os que têm a habilidade especial de ganhar pessoas para Cristo, ajudando-as a crer nele como seu Salvador. outros, ainda, para pastores#4.11 Isto é, os que têm o dom de cuidar do povo de Deus, como um pastor faz com seu rebanho. e mestres.#4.11 Isto é, os que ensinam os caminhos de Deus.
12Ele fez isso para que o povo de Deus esteja mais bem aparelhado para fazer uma obra melhor para ele, edificando a igreja — o corpo de Cristo — e elevando-a a uma condição de vigor e maturidade; 13até que finalmente todos tenhamos a mesma fé quanto à nossa salvação e quanto ao conhecimento de nosso Salvador, o Filho de Deus, e todos nos tornemos maduros no Senhor. Sim, para que cresçamos a ponto de que Cristo ocupe completamente todo o nosso ser.
14Então não seremos mais como crianças, sempre mudando nossa ideia a respeito daquilo que cremos porque alguém nos disse uma coisa diferente, ou habilmente mentiu para nós, e fez que a mentira soasse como verdade. 15Em vez disso, seguiremos com amor a verdade em todo tempo — falando com verdade, tratando com verdade, vivendo em verdade — e assim nos tornaremos cada vez mais, e de todas as maneiras, semelhantes a Cristo, que é o Cabeça do seu corpo, a igreja. 16Sob a direção dele todo o corpo se ajusta perfeitamente, e cada um dos membros em sua maneira particular auxilia os outros membros, de tal modo que todo o corpo seja saudável e cresça em amor.
17Então, eu lhes digo isto, falando pelo Senhor: não vivam mais como os incrédulos,#4.17 Ou “gentios”. pois eles estão cegos e confundidos. 18Seus corações fechados estão cheios de trevas; eles estão muito distantes da vida de Deus porque fecharam seus corações e não podem compreender seus caminhos. 19Não se preocupam mais com o que está certo ou errado e se entregaram a práticas impuras. Nada os detêm e são guiados pelas suas mentes malvadas e sua imoralidade desenfreada.
20Esse, porém, não é o caminho que Cristo ensinou a vocês! 21Se realmente vocês ouviram sua voz e aprenderam de Jesus as verdades relacionadas a ele, 22então desfaçam-se dessa velha maneira de viver — a velha natureza que era parceira nos seus maus caminhos — completamente corrompida, cheia de imoralidade e engano.
23Agora as suas atitudes e os seus pensamentos devem ser constantemente renovados. 24Sim, vocês devem revestir-se do novo ser, criado por Deus, que é parecido com a sua natureza, santa e justa, proveniente da verdade.
25Deixem de mentir uns aos outros; falem a verdade, pois somos membros do mesmo corpo. 26Quando estiverem irados, não pequem alimentando seu próprio rancor. Não deixem que o sol se ponha antes de resolverem as suas diferenças; 27não deem oportunidade para o diabo.
28Se alguém anda roubando deve parar com isso e começar a utilizar suas mãos para trabalhar honestamente, a fim de poder repartir com aqueles que estão necessitados. 29Evitem a boca suja. Digam só o que é bom e útil àqueles com quem vocês estiverem falando, e o que resulta em bênção para eles.
30Não façam o Espírito Santo entristecer-se pelo modo de vocês viverem. Lembrem-se que é ele quem garante que vocês estarão presentes no dia da redenção.
31Abandonem toda a amargura, todo o ódio e toda a raiva. Evitem toda a gritaria, insultos e maldades. 32Em vez disso, sejam bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou por pertencerem a Cristo.

Currently Selected:

Efésios 4: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy