YouVersion Logo
Search Icon

Efésios 2

2
1Antigamente, vocês estavam mortos por causa dos seus pecados. 2Seguiam a multidão e eram iguais a todos os outros, cheios de pecado e obedientes à ordem deste mundo e ao poderoso príncipe do poder do ar,#2.2 Isto é, Satanás. que está operando agora mesmo no coração daqueles que vivem em desobediência ao Senhor. 3Todos nós costumávamos viver entre eles, manifestando pelas nossas vidas o mal que havia dentro de nós,#2.3 Ou “as vontades da nossa carne”. e fazendo todas as coisas ruins para as quais as nossas paixões ou os nossos maus pensamentos pudessem nos arrastar. Estávamos debaixo da ira de Deus tal como todos os demais.
4Deus, porém, é tão rico em misericórdia! Ele nos amou tanto 5que, embora estivéssemos espiritualmente mortos e condenados pelos nossos pecados, ele nos deu vida juntamente com Cristo — somente pela sua graça imerecida é que nós fomos salvos. 6Deus nos ressuscitou com Cristo, e nos assentou com ele nas regiões celestiais 7e agora Deus pode nos mostrar nas eras vindouras a incomparável riqueza de sua graça, que é revelada em tudo quanto ele fez por nós por intermédio de Jesus Cristo.
8Pois é pela graça que vocês são salvos, mediante a fé em Cristo. Isso não vem de vocês mesmos; é uma dádiva de Deus. 9A salvação não é uma recompensa pelo bem que fizemos, portanto nenhum de nós tem mérito nisso. 10Foi o próprio Deus quem fez de nós o que somos e nos deu uma vida nova da parte de Cristo Jesus para que realizássemos as boas obras que ele planejou para nós há muito tempo atrás. 11Nunca se esqueçam de que antigamente vocês eram gentios,#2.11 Ou “pagãos”, isto é, não judeus. e de que eram chamados de incircuncisos pelos que se chamam circuncisão,#2.11 Isto é, os judeus. feita no corpo#2.11 Ou “na carne”. por mãos humanas.#2.11 Os judeus se circuncidavam como sinal de piedade. 12Lembrem-se que naqueles dias vocês estavam vivendo completamente afastados de Cristo; eram inimigos da comunidade de Israel e não tinham parte nas alianças que eram baseadas nas promessas de Deus. Vocês estavam sem Deus e sem esperança no mundo.
13Agora, porém, vocês pertencem a Cristo Jesus e, ainda que antigamente estivessem muito longe de Deus, agora foram trazidos para muito perto dele por causa daquilo que Jesus Cristo fez por vocês com o seu sangue.
14Porque o próprio Cristo é a nossa paz. Ele fez a paz entre nós, os judeus, e vocês, os gentios, fazendo de todos nós uma só família, derrubando a muralha de desprezo que nos separava. 15Ele acabou em seu corpo#2.15 Ou “na sua carne”. com a lei, juntamente com os seus mandamentos na forma de ordenanças. Ele tomou os dois grupos que se opunham e os fez parte dele mesmo e formou um só povo, e finalmente houve paz. 16Como membros do mesmo corpo, desapareceu o rancor que tínhamos um contra o outro, pois ambos fomos reconciliados com Deus. E assim, finalmente, a inimizade se acabou na cruz. 17E ele trouxe este evangelho da paz a vocês, que estavam tão longe dele, e a nós, que estávamos perto. 18Agora todos nós, quer sejamos judeus, quer gentios, por causa daquilo que Cristo fez por nós, temos acesso ao Pai, pelo poder de um só Espírito.
19Agora vocês já não são mais estranhos a Deus nem forasteiros, mas sim membros da própria família de Deus e cidadãos que pertencem ao povo dele.
20Vejam o alicerce sobre o qual vocês se encontram agora: os apóstolos e os profetas; e a pedra de esquina do edifício é o próprio Jesus Cristo! 21Nós, os que cremos, somos cuidadosamente colocados juntamente com Cristo como parte de um templo dedicado a Deus, que está em constante crescimento. 22E vocês também são unidos a ele e uns aos outros pelo Espírito, e fazem parte desta morada de Deus.

Currently Selected:

Efésios 2: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy