Parallel

Efésios 1

1
1Paulo, apóstolo#1.1 Ou “mensageiro”. de Cristo Jesus, escolhido por Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso. 2Que a sua graça e sua paz estejam com vocês, enviadas por Deus nosso Pai e por Jesus Cristo nosso Senhor. 3Como louvamos a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos do céu por pertencermos a Cristo!
4Muito antes de criar o mundo, Deus nos escolheu para pertencermos a ele; naquela época ele decidiu fazer-nos santos aos seus olhos, sem uma única falta — a nós, que nos encontramos diante dele cobertos com o seu amor. 5Seu plano imutável sempre foi adotar-nos em sua própria família, por meio de Jesus Cristo, pois esse era o seu propósito e sua vontade.
6Agora, todo o louvor seja dado a Deus por sua maravilhosa graça derramada sobre nós porque pertencemos ao seu amado Filho. 7Ele nos redimiu por meio do seu sangue, perdoando os nossos pecados, de acordo com a abundante graça de Deus, 8que ele derramou generosamente sobre nós com toda a sabedoria e entendimento!
9Deus nos revelou sua razão secreta para enviar Cristo, um plano que ele em misericórdia traçou há muito tempo; 10e este era o seu propósito: na plenitude do tempo, ele reunirá tudo o que existe — no céu e na terra — debaixo da autoridade de Cristo. 11Nele, nós fomos escolhidos#1.11 Ou “feitos herdeiros”. e predestinados como parte do plano soberano de Deus, que faz tudo conforme a sua vontade. 12O propósito de Deus nisso era que louvássemos a Deus e déssemos glória a ele por ter feito essas coisas poderosas por nós, que fomos os primeiros a confiar em Cristo.
13E por causa daquilo que Cristo fez, também todos vocês que ouviram o evangelho sobre a maneira de ser salvos e creram em Cristo foram marcados#1.13 Ou “selados”. pelo Espírito Santo como pertencentes a Cristo, o qual há muito tempo havia sido prometido. 14Sua presença em nosso íntimo é a garantia de que Deus realmente nos dará tudo quanto prometeu; e o sinal do Espírito em nós significa que Deus já nos comprou e que ele garante levar-nos para si mesmo. Esta é mais uma razão para que louvemos o nosso glorioso Deus.
15É por isso que, desde que eu soube da fé firme que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram pelos santos de toda parte, 16nunca deixei de dar graças a Deus por vocês. Oro constantemente por todos vocês, 17pedindo que Deus, o glorioso Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, lhes dê o espírito#1.17 Ou “Espírito”. de sabedoria para que vejam claramente#1.17 Ou “e tenham revelação”. e realmente compreendam quem é Cristo e tudo o que ele fez por vocês. 18Oro para que seus corações sejam inundados de luz, a fim de que vocês possam conhecer a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança que ele prometeu ao seu povo. 19Oro para que vocês comecem a compreender como é incrivelmente grande o seu poder para conosco, os que creem nele. Foi esse mesmo grandioso poder 20que ressuscitou a Cristo dentre os mortos e o fez sentar-se no lugar de honra no céu, à mão direita de Deus, 21muitíssimo acima de qualquer governo celestial, autoridade, força e domínio. Sim, sua honra é muito mais gloriosa do que a de qualquer outro ser, seja neste mundo, seja no mundo futuro. 22E Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o fez cabeça de todas as coisas para a igreja, 23que é o seu corpo, repleto dele mesmo, que é o autor e doador de todas as coisas em toda parte.