YouVersion Logo
Search Icon

Atos 2

2
1Havia chegado o Dia de Pentecoste. Quando os crentes se reuniram todos no mesmo lugar, naquele dia, 2de repente veio do céu um som, semelhante ao rugido de um poderoso vendaval, que encheu toda a casa onde estavam assentados. 3Então, viu-se algo parecido com línguas de fogo, que pousaram sobre a cabeça de cada um deles. 4Todos os presentes ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas que não conheciam, conforme o Espírito Santo os capacitava.
5Muitos judeus piedosos tinham vindo de todas as nações do mundo para Jerusalém. 6E quando se ouviu aquele som, multidões vieram correndo para ver do que se tratava, e ficaram espantadas ao ouvir que seus próprios idiomas estavam sendo falados. 7“Como pode ser isto?”, exclamavam maravilhados. “Estes homens são da Galileia. 8Como então ouvimos todos eles falando as línguas das terras onde nascemos? 9Aqui estão homens partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia, da Capadócia, do Ponto e da província da Ásia, 10da Frígia, da Panfília, do Egito, das regiões da Líbia ao redor de Cirene, visitantes de Roma, 11tanto judeus como convertidos ao judaísmo, cretenses e árabes. E todos nós ouvimos estes homens falando em nossas próprias línguas a respeito das maravilhas de Deus!” 12E ali estavam eles, maravilhados e confusos. “Que quer dizer isto?”, perguntavam uns aos outros.
13Porém outros da multidão zombavam deles. “Eles estão bêbados, isso sim!”, diziam.
14Nisso, Pedro deu um passo à frente com os onze apóstolos e dirigiu-se à multidão em alta voz: “Ouçam, todos vocês, homens da Judeia, e todos os visitantes e moradores de Jerusalém! Prestem muita atenção: 15Alguns de vocês estão dizendo que estes homens estão bêbados! Não é verdade! Estes homens não estão bêbados. É muito cedo para isto! Ninguém fica embriagado às nove horas da manhã!#2.15 Em grego: “Esta é ainda a terceira hora do dia”. 16Pelo contrário! O que vocês estão vendo foi profetizado há séculos pelo profeta Joel:
17‘E, depois disso, eu derramarei o meu Espírito sobre todos os povos! Seus filhos e filhas profetizarão. Os velhos terão sonhos e os jovens terão visões.
18Naqueles dias derramarei o meu Espírito até sobre os meus servos e minhas servas, e eles profetizarão, 19e farei coisas espantosas na terra e no céu: sangue, fogo e colunas de fumaça.
20O sol vai se tornar em trevas e a lua em sangue, antes de chegar o grande e terrível dia do Senhor.
21Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!’#2.21 Jl 2.28-32.
22“Homens de Israel, ouçam estas palavras: Deus apoiou publicamente Jesus de Nazaré diante de vocês ao fazer milagres, maravilhas e sinais por meio dele, como vocês bem sabem. 23Porém, seguindo um plano já estabelecido por Deus, vocês, com a ajuda de homens maus,#2.23 Isto é, do governo romano. mataram Jesus, pregando-o na cruz. 24Então Deus ressuscitou o seu Filho, livrando-o do poder da morte, sendo impossível a morte dominá-lo. 25O rei Davi disse o seguinte a respeito de Jesus:
‘Fiz do Senhor a minha companhia constante. Enquanto ele estiver do meu lado, não tropeçarei.
26Por isso a minha alma se alegra e a minha língua exulta, e o meu corpo repousará tranquilo.
27O Senhor não deixará o meu corpo abandonado no sepulcro; nem permitirá que o seu santo#2.27 Ou “seu amado”. sofra decomposição.
28O Senhor restituirá a minha vida, e me dará a maravilhosa alegria na sua presença’.
29“Queridos irmãos, meditem nisto! Davi não estava se referindo a si mesmo quando falou estas palavras que eu citei, pois ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo ainda está aqui entre nós! 30Porém ele era profeta e sabia que Deus havia prometido com juramento infalível que um dos seus descendentes se sentaria no seu trono. 31Davi estava olhando para o futuro distante e predizendo a ressurreição do Cristo,#2.31 Ou “Messias”. que não foi abandonado no sepulcro#2.31 Ou “no inferno”. e cujo corpo não entrou em decomposição. 32Davi estava falando de Jesus, e todos nós somos testemunhas de que Deus ressuscitou este Jesus dentre os mortos. 33E agora Jesus está sentado no trono da mais alta honra no céu, à direita de Deus. E tal como prometeu, o Pai enviou o Espírito Santo e derramou o que vocês estão vendo e ouvindo hoje. 34Não, Davi não estava falando de si mesmo nestas palavras dele que eu citei, pois ele nunca subiu aos céus. Além disso, ele declarou:
‘O Senhor falou ao meu Senhor: Sente-se aqui à minha direita
35até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés’.#2.35 Sl 110.1.
36“Portanto, eu garanto a todos em Israel que este Jesus, que vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo!”#2.36 Ou “Messias”.
37Estas palavras de Pedro comoveram a todos profundamente, e disseram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?”
38Pedro respondeu: “Cada um de vocês deve abandonar o pecado,#2.38 Ou “Arrependam-se”. voltar-se para Deus e ser batizado no nome de Jesus Cristo para o perdão dos seus pecados. Então vocês também receberão o dom do Espírito Santo. 39Porque Cristo prometeu esse dom para cada um de vocês que tenha sido chamado pelo Senhor, o nosso Deus, para os filhos de vocês e até para os que estão longe!”
40Então Pedro, com muitas palavras, procurando convencer todos os seus ouvintes, continuou: “Salvem-se desta geração perversa!” 41E aqueles que acreditaram na mensagem de Pedro foram batizados, e naquele dia se uniram aos seguidores de Jesus cerca de 3.000 pessoas!
42E todos continuavam firmes no ensino dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43Em todos eles havia um profundo respeito, e os apóstolos faziam muitas maravilhas e sinais.#2.43 Ou “milagres”. 44Todos os que criam estavam juntos e unidos e tinham tudo em comum. 45Vendendo suas propriedades e bens, repartiam com os que tinham necessidade. 46Todos os dias eles adoravam juntos no templo, reuniam-se nas casas para o partir do pão e participavam das suas refeições com grande alegria e gratidão,#2.46 Ou “sinceridade de coração”. 47louvando a Deus. Todo o povo tinha simpatia por eles, e cada dia o Senhor acrescentava à igreja todos os que estavam sendo salvos.

Currently Selected:

Atos 2: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy