YouVersion Logo
Search Icon

Romanos 3

3
A fidelidade de Deus
1Então qual é a vantagem de ser judeu? A circuncisão tem algum valor? 2Sim, há muitos benefícios. Em primeiro lugar, aos judeus foi confiada toda a revelação de Deus.#3.2 Em grego, foram confiados os oráculos de Deus.
3É verdade que alguns deles foram infiéis, mas isso significa que Deus será infiel? 4De maneira nenhuma! Ainda que todos sejam mentirosos, Deus é verdadeiro. E as Escrituras dizem a seu respeito:
“Será provado que tens razão no que dizes,
e ganharás tua causa no juízo”.#3.4 Sl 51.4, conforme a Septuaginta.
5Alguém poderia dizer: “Mas nosso pecado não cumpre um bom propósito, ajudando os outros a verem como Deus é justo? Não é uma injustiça, portanto, Deus nos castigar?”. (Estou seguindo o ponto de vista humano.) 6Claro que não! Se fosse assim, como Deus poderia julgar o mundo? 7Alguém poderia argumentar, ainda: “Mas por que Deus me condena como pecador se minha mentira ressalta sua verdade e lhe traz mais glória?”. 8E alguns até nos difamam, afirmando que dizemos: “Quanto mais pecarmos, melhor!”. Quem diz essas coisas merece condenação.
Todos são pecadores
9Pois bem, devemos concluir que nós, judeus, somos melhores que os outros? Não, de maneira nenhuma, pois já mostramos que todos, judeus ou gentios,#3.9 Em grego, gregos. estão sob o poder do pecado. 10Como afirmam as Escrituras:
“Ninguém é justo,
nem um sequer.
11Ninguém é sábio,
ninguém busca a Deus.
12Todos se desviaram,
todos se tornaram inúteis.
Ninguém faz o bem,
nem um sequer.”#3.10-12 Sl 14.1-3; 53.1-3, conforme a Septuaginta.
13“Sua conversa é repulsiva,
como o odor de um túmulo aberto;
sua língua é cheia de mentiras.”
“Veneno de serpentes goteja de seus lábios.”#3.13 Sl 5.9, conforme a Septuaginta; Sl 140.3.
14“Sua boca é cheia de maldição e amargura.”#3.14 Sl 10.7, conforme a Septuaginta.
15“Apressam-se em cometer homicídio;
16por onde passam, deixam destruição e sofrimento.
17Não sabem onde encontrar paz.”#3.15-17 Is 59.7-8.
18“Não têm o menor temor de Deus.”#3.18 Sl 36.1.
19É evidente que a lei se aplica àqueles a quem ela foi entregue, pois seu propósito é evitar desculpas e mostrar que todo o mundo é culpado diante de Deus. 20Pois ninguém será declarado justo diante de Deus por fazer o que a lei ordena. A lei simplesmente mostra quanto somos pecadores.
Cristo tomou sobre si nosso castigo
21Agora, porém, conforme prometido na lei de Moisés#3.21 Em grego, na lei. e nos profetas, Deus nos mostrou como somos declarados justos diante dele sem as exigências da lei: 22somos declarados justos diante de Deus por meio da fé em Jesus Cristo, e isso se aplica a todos que creem, sem nenhuma distinção.
23Pois todos pecaram e não alcançam o padrão da glória de Deus, 24mas ele, em sua graça, nos declara justos por meio de Cristo Jesus, que nos resgatou do castigo por nossos pecados. 25Deus apresentou Jesus como sacrifício pelo pecado,#3.25 Ou lugar de expiação. com o sangue que ele derramou, mostrando assim sua justiça em favor dos que creem. No passado ele se conteve e não castigou os pecados antes cometidos, 26pois planejava revelar sua justiça no tempo presente. Com isso, Deus se mostrou justo, condenando o pecado, e justificador, declarando justo o pecador que crê em Jesus.
27Podemos então nos vangloriar de ter feito algo para sermos aceitos por Deus? Não, pois nossa absolvição não vem pela obediência à lei, mas pela fé. 28Portanto, somos declarados justos por meio da fé, e não pela obediência à lei.
29Afinal, Deus é Deus apenas dos judeus? Não é também Deus dos gentios? Claro que sim! 30Existe um só Deus, e ele declara justos tanto judeus como gentios#3.30 Em grego, tanto circuncidados como incircuncidados. somente pela fé. 31Então, se enfatizamos a fé, quer dizer que podemos abolir a lei? Claro que não! Na realidade, é só quando temos fé que cumprimos verdadeiramente a lei.

Currently Selected:

Romanos 3: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy