YouVersion Logo
Search Icon

Apocalipse 22

22
1Então o anjo me mostrou o rio da água da vida, transparente como cristal, que fluía do trono de Deus e do Cordeiro 2e passava no meio da rua principal. De cada lado do rio estava a árvore da vida, que produz doze colheitas#22.2 Ou doze espécies. de frutos por ano, uma em cada mês, e cujas folhas servem como remédio para curar as nações.
3Não haverá mais maldição sobre coisa alguma, porque o trono de Deus e do Cordeiro estará ali, e seus servos o adorarão. 4Verão seu rosto, e seu nome estará escrito na testa de cada um. 5E não haverá noite; não será necessária a luz da lâmpada nem a luz do sol, pois o Senhor Deus brilhará sobre eles. E reinarão para todo o sempre.
6Então o anjo me disse: “Tudo que você ouviu e viu é digno de confiança e verdadeiro. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para dizer a seus servos o que acontecerá em breve”.#22.6 Ou repentinamente, ou rapidamente; também em 22.7,12,20.
Jesus vem
7“Vejam, eu venho em breve! Felizes aqueles que obedecem às palavras da profecia registrada neste livro.”#22.7 Ou rolo; também em 22.9,10,18,19.
8Eu, João, sou aquele que ouviu e viu todas essas coisas. E, quando as ouvi e vi, caí aos pés do anjo que as mostrou a mim, a fim de adorá-lo. 9Mas ele disse: “Não faça isso! Sou um servo, como você e seus irmãos, os profetas, e como todos os que obedecem ao que está escrito neste livro. Adore somente a Deus!”.
10Em seguida, disse: “Não lacre com um selo as palavras proféticas deste livro, porque o tempo está próximo. 11Que o mau continue a praticar a maldade; que o impuro continue a ser impuro; que o justo continue a viver de forma justa; que o santo continue a ser santo”.
12“Vejam, eu venho em breve e trago comigo a recompensa para retribuir a cada um de acordo com seus atos. 13Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.”
14Felizes aqueles que lavam suas vestes. A eles será permitido entrar pelas portas da cidade e comer do fruto da árvore da vida. 15Do lado de fora da cidade ficam os cães: os feiticeiros, os sexualmente impuros, os assassinos, os adoradores de ídolos e todos que gostam de praticar a mentira.
16“Eu, Jesus, enviei meu anjo a fim de lhes dar esta mensagem para as igrejas. Eu sou a origem de Davi e o herdeiro de seu trono.#22.16 Em grego, Eu sou a raiz e o descendente de Davi. Sou a brilhante estrela da manhã.”
17O Espírito e a noiva dizem: “Vem!”. Que todo aquele que ouve diga: “Vem!”. Quem tiver sede, venha. Quem quiser, beba de graça da água da vida. 18Declaro solenemente a todos que ouvem as palavras da profecia registrada neste livro: Se alguém acrescentar algo ao que está escrito aqui, Deus acrescentará a essa pessoa as pragas descritas neste livro. 19E, se alguém retirar qualquer uma das palavras deste livro de profecia, Deus lhe retirará a participação na árvore da vida e na cidade santa descritas neste livro.
20Aquele que é testemunha fiel de todas essas coisas diz: “Sim, venho em breve!”.
Amém! Vem, Senhor Jesus!
21Que a graça do Senhor Jesus esteja com todos.#22.21 Alguns manuscritos trazem esteja com todos vocês; outros, esteja com todo o povo santo.

Currently Selected:

Apocalipse 22: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy