YouVersion Logo
Search Icon

Apocalipse 21

21
A nova Jerusalém
1Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra já não existiam, e o mar também não mais existia. 2E vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, como uma noiva belamente vestida para seu marido.
3Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Vejam, o tabernáculo de Deus está no meio de seu povo! Deus habitará com eles, e eles serão seu povo. O próprio Deus estará com eles.#21.3 Alguns manuscritos acrescentamo Deus deles. 4Ele lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. Todas essas coisas passaram para sempre”.
5E aquele que estava sentado no trono disse: “Vejam, faço novas todas as coisas!”. Em seguida, disse: “Escreva isto, pois o que lhe digo é digno de confiança e verdadeiro”. 6E disse ainda: “Está terminado! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente das fontes da água da vida. 7O vitorioso herdará todas essas bênçãos, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
8“Mas os covardes, os incrédulos, os corruptos, os assassinos, os sexualmente impuros, os que praticam feitiçaria, os adoradores de ídolos e todos os mentirosos estão destinados ao lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.
9Então um dos sete anjos que seguravam as sete taças com as últimas sete pragas se aproximou e me disse: “Venha comigo, e eu lhe mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro”.
10Ele me levou no Espírito#21.10 Ou em espírito. até um grande e alto monte e me mostrou a cidade santa, Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus. 11Brilhava com a glória de Deus e cintilava como uma pedra preciosa, como jaspe, transparente como cristal. 12O muro da cidade era grande e alto, com doze portas guardadas por doze anjos, e nelas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portas de cada lado: leste, norte, sul e oeste. 14O muro da cidade tinha doze pedras de alicerce, e nelas estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
15O anjo que falava comigo tinha na mão uma vara de ouro para medir a cidade, suas portas e seu muro. 16A cidade tinha o formato de um quadrado, de comprimento e largura iguais. De fato, tinha 2.200 quilômetros#21.16 Em grego, 12.000 estádios. de comprimento, de largura e de altura. 17Então ele mediu o muro e descobriu que tinha quase 65 metros de espessura#21.17 Em grego, 144 côvados. (de acordo com a medida humana usada pelo anjo).
18O muro era feito de jaspe, e a cidade era de ouro puro, transparente como vidro. 19O muro da cidade era construído sobre alicerces ornamentados com doze pedras preciosas:#21.19 A identificação de algumas dessas pedras é incerta. a primeira com jaspe, a segunda com safira, a terceira com ágata, a quarta com esmeralda, 20a quinta com ônix, a sexta com cornalina, a sétima com crisólito, a oitava com berilo, a nona com topázio, a décima com crisópraso, a décima primeira com jacinto, e a décima segunda com ametista.
21As doze portas eram feitas de pérolas, cada porta de uma única pérola. E a rua principal era de ouro puro, transparente como vidro.
22Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus, o Todo-poderoso, e o Cordeiro são seu templo. 23A cidade não precisa de sol nem de lua, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é sua lâmpada. 24As nações andarão em sua luz, e os reis, em toda a sua glória, entrarão na cidade. 25Suas portas nunca se fecharão, pois ali não haverá noite. 26E todas as nações trarão sua glória e honra à cidade. 27Nenhum mal#21.27 Ou Nada cerimonialmente impuro. terá permissão de entrar, nem pessoa alguma que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas somente aqueles cujos nomes estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro.

Currently Selected:

Apocalipse 21: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy