Parallel

Efésios 6

6
Filhos e pais
1Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, porque isso é o certo a fazer. 2“Honre seu pai e sua mãe.” Esse é o primeiro mandamento com promessa. 3Se honrar pai e mãe, “tudo lhe irá bem e terá vida longa na terra”.#6.2-3 Ver Êx 20.12; Dt 5.16.
4Pais, não tratem seus filhos de modo a irritá-los; antes, eduquem-nos com a disciplina e a instrução que vêm do Senhor.
Escravos e senhores
5Escravos, obedeçam a seus senhores terrenos com respeito e temor. Sirvam com sinceridade, como serviriam a Cristo. 6Procurem agradá-los sempre, e não apenas quando eles estiverem observando. Como escravos de Cristo, façam a vontade de Deus de todo o coração. 7Trabalhem com entusiasmo, como se servissem ao Senhor, e não a homens. 8Lembrem-se de que o Senhor recompensará cada um de nós pelo bem que fizermos, quer sejamos escravos, quer livres.
9Senhores, assim também tratem seus escravos. Não os ameacem; lembrem-se de que vocês e eles têm o mesmo Senhor no céu, e ele não age com favoritismo.
A armadura completa de Deus
10Uma palavra final: Sejam fortes no Senhor e em seu grande poder. 11Vistam toda a armadura de Deus, para que possam permanecer firmes contra as estratégias do diabo. 12Pois nós não lutamos#6.12 Alguns manuscritos trazem vocês não lutam. contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais.
13Portanto, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir ao inimigo no tempo do mal. Então, depois da batalha, vocês continuarão de pé e firmes. 14Assim, mantenham sua posição, colocando o cinto da verdade e a couraça da justiça. 15Como calçados, usem a paz das boas-novas, para que estejam inteiramente preparados.#6.15 Ou usem a prontidão para pregar as boas-novas de paz. 16Em todas as situações, levantem o escudo da fé, para deter as flechas de fogo do maligno. 17Usem a salvação como capacete e empunhem a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
18Orem no Espírito em todos os momentos e ocasiões. Permaneçam atentos e sejam persistentes em suas orações por todo o povo santo.
19E orem também por mim. Peçam que Deus me conceda as palavras certas, para que eu possa explicar corajosamente o segredo revelado pelas boas-novas.#6.19 Em grego, explicar o mistério do evangelho; alguns manuscritos trazem apenas explicar o mistério. 20Agora estou preso em correntes, mas continuo a anunciar essa mensagem como embaixador de Deus. Portanto, orem para que eu siga falando corajosamente em nome dele, como é meu dever.
Saudações finais
21Tíquico lhes dará um relatório completo do que tenho feito e de como tenho passado. Ele é um irmão amado e um colaborador fiel na obra do Senhor. 22Eu o enviei a vocês com esse propósito, para que saibam como estamos e para animá-los.
23A paz seja com vocês, irmãos, e que Deus, o Pai, e o Senhor Jesus Cristo lhes deem amor e fidelidade. 24Que a graça de Deus esteja eternamente sobre todos que amam nosso Senhor Jesus Cristo.