YouVersion Logo
Search Icon

Efésios 5

5
Viver na luz
1Portanto, como filhos amados de Deus, imitem-no em tudo que fizerem. 2Vivam em amor, seguindo o exemplo de Cristo, que nos amou#5.2 Alguns manuscritos trazem os amou. e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.
3Que não haja entre vocês imoralidade sexual, impureza ou ganância. Esses pecados não têm lugar no meio do povo santo. 4As histórias obscenas, as conversas tolas e as piadas vulgares não são para vocês. Em vez disso, sejam agradecidos a Deus. 5Podem estar certos de que nenhum imoral, impuro ou ganancioso, que é idólatra, herdará o reino de Cristo e de Deus.
6Não se deixem enganar por palavras vazias, pois a ira de Deus virá sobre os que lhe desobedecerem. 7Não participem do que essas pessoas fazem. 8Pois antigamente vocês estavam mergulhados na escuridão, mas agora têm a luz no Senhor. Vivam, portanto, como filhos da luz! 9Pois o fruto da luz produz apenas o que é bom, justo e verdadeiro.
10Procurem descobrir o que agrada ao Senhor. 11Não participem dos feitos inúteis do mal e da escuridão; antes, mostrem sua reprovação expondo-os à luz. 12É vergonhoso até mesmo falar daquilo que os maus fazem em segredo. 13Suas más intenções, porém, ficarão evidentes quando a luz brilhar sobre elas, 14pois a luz torna visíveis todas as coisas. Por isso se diz:
“Desperte, você que dorme,
levante-se dentre os mortos,
e Cristo o iluminará”.
Viver pelo poder do Espírito
15Portanto, sejam cuidadosos em seu modo de vida. Não vivam como insensatos, mas como sábios. 16Aproveitem ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus. 17Não ajam de forma impensada, mas procurem entender a vontade do Senhor. 18Não se embriaguem com vinho, pois ele os levará ao descontrole.#5.18 Ou à dissolução. Em vez disso, sejam cheios do Espírito, 19cantando salmos, hinos e cânticos espirituais entre si e louvando o Senhor de coração com música. 20Por tudo deem graças a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
Maridos e esposas
21Sujeitem-se uns aos outros por temor a Cristo.
22Esposas, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor. 23Pois o marido é o cabeça da esposa, como Cristo é o cabeça da igreja. Ele é o Salvador de seu corpo, a igreja. 24Assim como a igreja se sujeita a Cristo, também vocês, esposas, devem se sujeitar em tudo a seu marido.
25Maridos, ame cada um a sua esposa, como Cristo amou a igreja. Ele entregou a vida por ela, 26a fim de torná-la santa, purificando-a ao lavá-la com água por meio da palavra. 27Assim o fez para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, ruga ou qualquer outro defeito, mas santa e sem culpa. 28Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua esposa, como amam o próprio corpo, pois o homem que ama sua esposa na verdade ama a si mesmo. 29Ninguém odeia o próprio corpo, mas o alimenta e cuida dele, como Cristo cuida da igreja. 30E nós somos membros de seu corpo.
31“Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só.”#5.31 Gn 2.24. 32Esse é um grande mistério, mas ilustra a união entre Cristo e a igreja. 33Portanto, volto a dizer: cada homem deve amar a esposa como ama a si mesmo, e a esposa deve respeitar o marido.

Currently Selected:

Efésios 5: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy