YouVersion Logo
Search Icon

Efésios 4

4
Unidade no corpo
1Portanto, como prisioneiro no Senhor, suplico-lhes que vivam de modo digno do chamado que receberam. 2Sejam sempre humildes e amáveis, tolerando pacientemente uns aos outros em amor. 3Façam todo o possível para se manterem unidos no Espírito, ligados pelo vínculo da paz. 4Pois há um só corpo e um só Espírito, assim como vocês foram chamados para uma só esperança.
5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,
6um só Deus e Pai de tudo,
o qual está sobre todos, em todos, e vive por meio de todos.
7A cada um de nós, porém, ele concedeu uma dádiva,#4.7 Em grego, uma graça. por meio da generosidade de Cristo. 8Por isso as Escrituras dizem:
“Quando ele subiu às alturas,
levou muitos prisioneiros
e concedeu dádivas ao povo”.#4.8 Sl 68.18.
9Notem que diz que “ele subiu”. Por certo, isso significa que Cristo também desceu ao mundo inferior.#4.9 Alguns manuscritos trazem às partes inferiores da terra. 10E aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher consigo mesmo todas as coisas.
11Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres. 12Eles são responsáveis por preparar o povo santo para realizar sua obra e edificar o corpo de Cristo, 13até que todos alcancemos a unidade que a fé e o conhecimento do Filho de Deus produzem e amadureçamos, chegando à completa medida da estatura de Cristo.
14Então não seremos mais imaturos como crianças, nem levados de um lado para outro, empurrados por qualquer vento de novos ensinamentos, e também não seremos influenciados quando nos tentarem enganar com mentiras astutas. 15Em vez disso, falaremos a verdade em amor, tornando-nos, em todos os aspectos, cada vez mais parecidos com Cristo, que é a cabeça. 16Ele faz que todo o corpo se encaixe perfeitamente. E cada parte, ao cumprir sua função específica, ajuda as demais a crescer, para que todo o corpo se desenvolva e seja saudável em amor.
Viver como filhos da luz
17Assim, eu lhes digo com a autoridade do Senhor: não vivam mais como os gentios, levados por pensamentos vazios e inúteis. 18A mente deles está mergulhada na escuridão. Andam sem rumo, alienados da vida que Deus dá, pois são ignorantes e endureceram o coração para ele. 19Tornaram-se insensíveis, vivem em função dos prazeres sensuais e praticam avidamente toda espécie de impureza.
20Mas não foi isso que vocês aprenderam de Cristo. 21Uma vez que ouviram falar de Jesus e foram ensinados sobre a verdade que vem dele, 22livrem-se de sua antiga natureza e de seu velho modo de viver, corrompido pelos desejos impuros e pelo engano. 23Deixem que o Espírito renove seus pensamentos e atitudes 24e revistam-se de sua nova natureza, criada para ser verdadeiramente justa e santa como Deus.
25Portanto, abandonem a mentira e digam a verdade a seu próximo, pois somos todos parte do mesmo corpo. 26E “não pequem ao permitir que a ira os controle”.#4.26 Sl 4.4. Acalmem a ira antes que o sol se ponha, 27pois ela cria oportunidades para o diabo.
28Quem é ladrão, pare de roubar. Em vez disso, use as mãos para trabalhar com empenho e honestidade e, assim, ajudar generosamente os necessitados. 29Evitem o linguajar sujo e insultante. Que todas as suas palavras sejam boas e úteis, a fim de dar ânimo#4.29 Em grego, dar graça. àqueles que as ouvirem.
30Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, o selo que ele colocou sobre vocês para o dia em que nos resgatará como sua propriedade.
31Livrem-se de toda amargura, raiva, ira, das palavras ásperas e da calúnia, e de todo tipo de maldade. 32Em vez disso, sejam bondosos e tenham compaixão uns dos outros, perdoando-se como Deus os perdoou em Cristo.

Currently Selected:

Efésios 4: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy