Parallel

Efésios 3

3
O plano de Deus é revelado
1Quando penso em tudo isso, eu, Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus para o bem de vocês, gentios…#3.1 Paulo retoma essa argumentação no versículo 14: “Quando penso em tudo isso, caio de joelhos e oro ao Pai…”. 2Tomando por certo, a propósito, que vocês sabem que Deus me deu essa responsabilidade especial de estender sua graça a vocês. 3Como lhes escrevi anteriormente em poucas palavras, o próprio Deus revelou esse segredo a mim. 4Ao lerem o que escrevi, entenderão minha compreensão desse segredo a respeito de Cristo, 5que não foi revelado às gerações anteriores, mas agora foi revelado, pelo Espírito, aos santos apóstolos e profetas.
6E este é o segredo revelado: tanto os gentios como os judeus que creem nas boas-novas participam igualmente das riquezas herdadas pelos filhos de Deus. Ambos são membros do mesmo corpo e desfrutam a promessa em Cristo Jesus. 7Pela graça e pelo grande poder de Deus, recebi o privilégio de servir anunciando essas boas-novas.
8Ainda que eu seja o menos digno de todo o povo santo, recebi, pela graça, o privilégio de falar aos gentios sobre os tesouros infindáveis que estão disponíveis a eles em Cristo 9e de explicar a todos esse segredo que Deus, o Criador de todas as coisas, manteve oculto desde o princípio.
10O plano de Deus era mostrar a todos os governantes e autoridades nos domínios celestiais, por meio da igreja, as muitas formas da sabedoria divina. 11Esse era seu propósito eterno, que ele realizou por meio de Cristo Jesus, nosso Senhor.
12Por meio da fé em Cristo, agora nós, com ousadia e confiança, temos acesso à presença de Deus. 13Portanto, peço-lhes que não desanimem por causa de minhas provações. É por vocês que sofro; a honra é de vocês.
Paulo pede crescimento espiritual
14Quando penso em tudo isso, caio de joelhos e oro ao Pai,#3.14 Alguns manuscritos acrescentam de nosso Senhor Jesus Cristo. 15o Criador de todas as coisas nos céus e na terra.#3.15 Oude quem todas as famílias nos céus e na terra recebem o nome. 16Peço que, da riqueza de sua glória, ele os fortaleça com poder interior por meio de seu Espírito. 17Então Cristo habitará em seu coração à medida que vocês confiarem nele. Suas raízes se aprofundarão em amor e os manterão fortes. 18Também peço que, como convém a todo o povo santo, vocês possam compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do amor de Cristo. 19Que vocês experimentem esse amor, ainda que seja grande demais para ser inteiramente compreendido. Então vocês serão preenchidos com toda a plenitude de vida e poder que vêm de Deus.
20Toda a glória seja a Deus que, por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar. 21A ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus por todas as gerações, para todo o sempre! Amém.