Exit Parallel Mode
 

Apocalipse 22

22
1Então o anjo me mostrou o rio da água da vida,#Ez 47.1; Zc 14.8; Ap 21.6 brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. 2No meio da praça da cidade, e de um e de outro lado do rio, está a árvore da vida,#Gn 2.9; Ap 2.7 que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês. E as folhas da árvore são para a cura dos povos.#Ez 47.12 3Nunca mais haverá qualquer maldição.#Zc 14.11 Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o adorarão, 4contemplarão a sua face,#Sl 17.15; Mt 5.8 e na sua testa terão gravado o nome dele.#Ap 14.1 5Então já não haverá noite,#Is 60.19; Ap 21.25 e não precisarão de luz de lamparina, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles,#Ap 21.23 e reinarão para todo o sempre.#Dn 7.18,27
A certeza do cumprimento da profecia deste livro
6Então o anjo me disse:
— Estas palavras são fiéis e verdadeiras.#Ap 19.9; 21.5 O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer.#Ap 1.1
7 — Eis que venho sem demora. # Ap 3.11 Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.#Ap 1.3
Conselhos e promessas finais
8Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas.#1Jo 1.1-3; Ap 1.9 E, depois de ter ouvido e visto, prostrei-me diante dos pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.#Ap 19.10 9Mas ele me disse:
— Não faça isso! Sou um servo de Deus, assim como são você e os seus irmãos, os profetas, e como são os que guardam as palavras deste livro. Adore a Deus!
10Disse-me ainda:
— Não sele as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.#Ap 1.3 11Continue o injusto a fazer injustiça,#Dn 12.10 e continue o imundo a ser imundo. O justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.
12 — Eis que venho sem demora, # Ap 3.11; 22.7 e comigo está a recompensa#Is 40.10; 62.11 que tenho para dar a cada um segundo as suas obras.#Sl 28.4 13Eu sou o Alfa e o Ômega,#Ap 1.8; 21.6 o Primeiro e o Último,#Is 44.6; 48.12; Ap 1.17; 2.8 o Princípio e o Fim.
14Bem-aventurados#Ap 1.3; 14.13; 16.15; 19.9; 20.6; 22.7 aqueles que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida#Gn 2.9; 3.22; Ap 2.7; 22.2 e entrem na cidade pelos portões. 15Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.#Ap 21.8
16 — Eu, Jesus, enviei o meu anjo # Ap 1.1 para dar testemunho destas coisas a vocês nas igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi,#Is 11.1; Ap 5.5 a brilhante Estrela da Manhã.#Ap 2.28
17O Espírito e a noiva dizem:
— Vem!
Aquele que ouve, diga:
— Vem!
Aquele que tem sede venha,#Is 55.1; Jo 7.37 e quem quiser receba de graça a água da vida.#Ap 22.1
Conclusão do livro
18Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro. 19E, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que estão escritas neste livro.#Dt 4.2; 12.32
20Aquele que dá testemunho destas coisas diz:
— Certamente venho sem demora. # Ap 3.11; 22.7,12
Amém! Vem, Senhor Jesus!#1Co 16.22
Bênção
21A graça do Senhor Jesus esteja com todos.#2Ts 3.18

Apocalipse 22

22
1Então o anjo me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que saía do trono de Deus e do Cordeiro 2e que passava no meio de todas as ruas da cidade. Em cada lado do rio havia árvores que vieram a ser a árvore da vida. Cada árvore produzia frutos doze vezes por ano, dando fruto uma vez por mês e as folhas das árvores serviam para curar as nações. 3Nunca mais haverá maldição lá e o trono de Deus e do Cordeiro estará nela. Os servos de Deus o adorarão 4e verão o seu rosto e o seu nome estará escrito nas testas deles. 5Então já não haverá noite e eles não precisarão nem da luz de lamparina nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará e eles reinarão para todo o sempre.
6Depois o anjo me disse:
— Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus que inspira os profetas, enviou o seu anjo para mostrar aos servos de Deus as coisas que devem acontecer brevemente.
7— Olhem, eu vou chegar em breve. Feliz é aquele que obedece às palavras da profecia deste livro.
8Eu, João, vi e ouvi todas estas coisas. E, quando as vi e ouvi, ajoelhei-me aos pés do anjo que tinha me mostrado tudo aquilo. Eu estava fazendo isso para adorá-lo, 9mas ele me disse:
— Cuidado! Não faça isso! Eu sou seu companheiro, assim como também sou companheiro dos seus irmãos, os profetas, e de todos os que obedecem às palavras que estão escritas neste livro. Adore a Deus. 10Ele ainda me disse:
— Não mantenha as palavras da profecia deste livro em segredo, pois o tempo está próximo. 11Que aquele que é mau continue a praticar a maldade e aquele que é impuro continue a ser impuro. Que aquele que é bom continue a praticar a bondade e aquele que é puro continue a ser puro.
12— Olhem, eu vou chegar logo e vou trazer a recompensa que tenho para cada um de vocês. Eu retribuirei a cada um de acordo com as suas próprias obras. 13Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. 14Felizes são aqueles que lavam as suas roupas,#22.14 lavam as suas roupas Significa que creram em Jesus para que seus pecados fossem perdoados por meio do sangue de Jesus. Ver Ap 5.9; Hb 9.14; 10.14-22; At 22.16; 1Jo 1.7. para terem direito de comer da árvore da vida e de entrar na cidade pelas portas. 15Mas os cães#22.15 cães Os que se tornam impuros por seus pecados., os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidade sexual, os assassinos, os adoradores de ídolos e todos aqueles que amam e praticam a mentira ficarão do lado de fora.
16— Eu, Jesus, lhes enviei o meu anjo para testemunhar a respeito destas coisas às igrejas. Eu sou descendente da família de Davi, a estrela brilhante da manhã.
17O Espírito e a noiva dizem:
— Venha!
E aquele que ouvir isto diga:
— Venha!
Que aquele que tiver sede, venha. E quem quiser, receba de graça a água da vida.
18Eu, João, aviso solenemente aos que ouvem as palavras da profecia deste livro: se alguém acrescentar alguma coisa a elas, Deus lhe acrescentará as pragas escritas neste livro. 19E se alguém tirar qualquer coisa das palavras desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da cidade santa, as quais estão descritas neste livro. 20Aquele que dá testemunho destas coisas diz:
— Com certeza eu vou chegar logo!
Amém. Venha, Senhor Jesus!
21Que a graça do Senhor Jesus esteja com todos vocês.