YouVersion Logo
Search Icon

Atos 2

2
A vinda do Espírito Santo
1Ao cumprir-se o dia de Pentecostes,#Lv 23.15-21; Dt 16.9-11 estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. 3E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
5Estavam morando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu. 6Assim, quando se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que foi tomada de perplexidade, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7Estavam atônitos e se admiravam, dizendo:
— Vejam! Não são galileus todos esses que aí estão falando? 8Então como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? 9Somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Ásia, 10da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem, 11tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes. Como os ouvimos falar sobre as grandezas de Deus em nossas próprias línguas?
12Todos, atônitos e perplexos, perguntavam uns aos outros:
— O que será que isso quer dizer?
13Outros, porém, zombando, diziam:
— Estão bêbados!
A pregação de Pedro
14Então Pedro se levantou, junto com os onze, e, erguendo a voz, dirigiu-se à multidão nestes termos:
— Homens da Judeia e todos vocês que moram em Jerusalém, tomem conhecimento disto e prestem atenção no que vou dizer. 15Estes homens não estão bêbados, como vocês estão pensando, porque são apenas nove horas da manhã. 16Mas o que está acontecendo é o que foi dito por meio do profeta Joel:
17“E acontecerá nos últimos dias,
diz Deus,
que derramarei o meu Espírito
sobre toda a humanidade.
Os filhos e as filhas de vocês
profetizarão,
os seus jovens terão visões,
e os seus velhos sonharão.
18Até sobre os meus servos
e sobre as minhas servas
derramarei o meu Espírito
naqueles dias,
e profetizarão.
19Mostrarei prodígios
em cima no céu
e sinais embaixo na terra:
sangue, fogo e nuvens de fumaça.
20O sol se transformará em trevas,
e a lua, em sangue,
antes que venha o grande
e glorioso Dia do Senhor.
21E acontecerá que todo aquele
que invocar o nome do Senhor
será salvo.”#Jl 2.28-32
22— Israelitas, escutem o que vou dizer: Jesus, o Nazareno, homem aprovado por Deus diante de vocês com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou entre vocês por meio dele, como vocês mesmos sabem, 23a este, entregue conforme o plano determinado e a presciência de Deus,#Lc 22.22 vocês mataram, crucificando-o#Mt 27.35; Mc 15.24; Lc 23.33; Jo 19.18 por meio de homens maus. 24Porém Deus o ressuscitou,#Mt 28.5; Mc 16.6; Lc 24.5 livrando-o da agonia da morte, porque não era possível que fosse retido por ela. 25Porque Davi fala a respeito dele, dizendo:
“Eu sempre via o Senhor
diante de mim,
porque ele está à minha direita,
para que eu não seja abalado.
26Por isso, o meu coração
se alegra
e a minha língua exulta;
além disto, também
a minha própria carne
repousará em esperança,
27porque não deixarás
a minha alma na morte,
nem permitirás que
o teu Santo veja corrupção.
28Fizeste-me conhecer
os caminhos da vida,
e me encherás de alegria
na tua presença.”#Sl 16.8-11
29— Irmãos, permitam-me falar-lhes claramente a respeito do patriarca Davi: ele morreu e foi sepultado,#1Rs 2.10 e o seu túmulo permanece entre nós até hoje. 30Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado#Sl 89.3-4; 132.11 que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono, 31prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção. 32Deus ressuscitou este Jesus, e disto todos nós somos testemunhas. 33Exaltado, pois, à direita de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vocês estão vendo e ouvindo. 34Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo afirma:
“Disse o Senhor ao meu Senhor:
‘Sente-se à minha direita,
35até que eu ponha os seus inimigos
por estrado dos seus pés.’”#Sl 110.1
36— Portanto, toda a casa de Israel esteja absolutamente certa de que a este Jesus, que vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo.
Três mil batizados
37Quando ouviram isso, ficaram muito comovidos e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos:
— Que faremos, irmãos?#Lc 3.10
38Pedro respondeu:
— Arrependam-se,#Lc 24.47 e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados, e vocês receberão o dom do Espírito Santo. 39Porque a promessa é para vocês e para os seus filhos, e para todos os que ainda estão longe,#Is 57.19 isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar.
40Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo:
— Salvem-se desta geração perversa.
41Então os que aceitaram a palavra de Pedro foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
Como viviam os convertidos
42E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por meio dos apóstolos. 44Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. 45Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.#At 4.32-35 46Diariamente perseveravam unânimes no templo,#Lc 24.53; At 2.42; 5.42 partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, 47louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos.

Currently Selected:

Atos 2: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy