YouVersion Logo
Search Icon

Romanos 3

3
Paulo responde a objeções
1Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? 2Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus. 3E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus? 4De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem, segundo está escrito:
Para seres justificado nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado.#Sl 51.4
5Mas, se a nossa injustiça traz a lume a justiça de Deus, que diremos? Porventura, será Deus injusto por aplicar a sua ira? (Falo como homem.) 6Certo que não. Do contrário, como julgará Deus o mundo? 7E, se por causa da minha mentira, fica em relevo a verdade de Deus para a sua glória, por que sou eu ainda condenado como pecador? 8E por que não dizemos, como alguns, caluniosamente, afirmam que o fazemos: Pratiquemos males para que venham bens? A condenação destes é justa.
Todos os homens na condição de pecadores
9Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; 10como está escrito:
Não há justo, nem um sequer,
11não há quem entenda, não há quem busque a Deus;
12todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.#Sl 14.1-3; 53.1-3
13A garganta#Sl 5.9 deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora#Sl 140.3 está nos seus lábios,
14a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura;#Sl 10.7
15são os seus pés velozes para derramar sangue,
16nos seus caminhos, há destruição e miséria;
17desconheceram o caminho da paz.#Is 59.7-8
18Não há temor de Deus diante de seus olhos.#Sl 36.1
O judeu não constitui exceção
19Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, 20visto que ninguém será justificado#Sl 143.2; Gl 2.16 diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.
A justificação pela fé em Jesus Cristo
21Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; 22justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, 23pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 24sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 25a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; 26tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
27Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé. 28Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. 29É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios, 30visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso. 31Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.#Gl 2.15-21

Currently Selected:

Romanos 3: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy