YouVersion Logo
Search Icon

Apocalipse 22

22
1Então, me mostrou o rio da água da vida,#Ez 47.1; Zc 14.8 brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. 2No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida,#Gn 2.9 que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. 3Nunca mais haverá qualquer maldição.#Zc 14.11 Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, 4contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele. 5Então, já não haverá noite,#Is 60.19 nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.#Dn 7.18,27
A certeza do cumprimento da profecia deste livro
6Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer. 7Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
As admoestações e as promessas finais
8Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. 9Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
10Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo. 11Continue o injusto fazendo injustiça,#Dn 12.10 continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.
12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão # Is 40.10; 62.11 que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.#Sl 28.4 13Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último,#Is 44.6; 48.12 o Princípio e o Fim. 14Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida,#Gn 2.9; 3.22 e entrem na cidade pelas portas. 15Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.
16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, # Is 11.1 a brilhante Estrela da manhã.
17O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha,#Is 55.1 e quem quiser receba de graça a água da vida.
A conclusão do livro
18Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; 19e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.#Dt 4.2; 12.32
20Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!
A bênção
21A graça do Senhor Jesus seja com todos.

Currently Selected:

Apocalipse 22: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy