YouVersion Logo
Search Icon

João 5

5
A cura de um paralítico
1Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém.
2Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. 3Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos 4[esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]. 5Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. 6Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? 7Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. 8Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. 9Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado. 10Por isso, disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar#Ne 13.19; Jr 17.21 o leito. 11Ao que ele lhes respondeu: O mesmo que me curou me disse: Toma o teu leito e anda. 12Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda? 13Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, por haver muita gente naquele lugar. 14Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior. 15O homem retirou-se e disse aos judeus que fora Jesus quem o havia curado. 16E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. 17Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. 18Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
Jesus explica a sua missão
19Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz. 20Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis. 21Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer. 22E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento, 23a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou. 24Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. 26Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. 27E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem. 28Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão:#Dn 12.2 29os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
30 Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou. 31Se eu testifico a respeito de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. 32Outro é o que testifica a meu respeito, e sei que é verdadeiro o testemunho que ele dá de mim. 33Mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho#Jo 1.19-27; 3.27-30 da verdade. 34Eu, porém, não aceito humano testemunho; digo-vos, entretanto, estas coisas para que sejais salvos. 35Ele era a lâmpada que ardia e alumiava, e vós quisestes, por algum tempo, alegrar-vos com a sua luz. 36Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me confiou para que eu as realizasse, essas que eu faço testemunham a meu respeito de que o Pai me enviou. 37O Pai,#Mt 3.17; Mc 1.11; Lc 3.22 que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim. Jamais tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma. 38Também não tendes a sua palavra permanente em vós, porque não credes naquele a quem ele enviou. 39Examinais#5.39 Examinais; ou Examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. 40Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida. 41Eu não aceito glória que vem dos homens; 42sei, entretanto, que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, certamente, o recebereis. 44Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único? 45Não penseis que eu vos acusarei perante o Pai; quem vos acusa é Moisés, em quem tendes firmado a vossa confiança. 46Porque, se, de fato, crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito. 47Se, porém, não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?

Currently Selected:

João 5: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy