YouVersion Logo
Search Icon

Tiago 2

2
Não se deve fazer acepção de pessoas
1Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. 2Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso, 3e tratardes com deferência o que tem os trajos de luxo e lhe disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre: Tu, fica ali em pé ou assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés, 4não fizestes distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos? 5Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam? 6Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais? 7Não são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado? 8Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura:
Amarás o teu próximo como a ti mesmo,#Lv 19.18
fazeis bem; 9se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo arguidos pela lei como transgressores. 10Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. 11Porquanto, aquele que disse:
Não adulterarás#Êx 20.13; Dt 5.17
também ordenou:
Não matarás.#Êx 20.14; Dt 5.18
Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei. 12Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. 13Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.
A fé sem obras é morta
14Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? 15Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, 16e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? 17Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
18Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. 19Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem. 20Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? 21Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?#Gn 22.1-14 22Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, 23e se cumpriu a Escritura, a qual diz:
Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça;#Gn 15.6
e:
Foi chamado amigo de Deus.#2Cr 20.7; Is 41.8
24Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. 25De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe,#Js 2.1-21 quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? 26Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.

Currently Selected:

Tiago 2: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy